Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | História | Organização histórica e temporal |
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Perceber-se como sujeito e agente histórico em seu contexto atual;
- Entender o valor histórico de Pernambuco no periodo colonial;
- Conhecer a sociedade e os seus padrões sociais da época;
Duração das atividades
4 semanas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
- Temporalidade ( tempo cronologico);
- Sociedade e modos sociais (costumes);
- Contexto histórico, em que se deu a construção daquela sociedade;
Estratégias e recursos da aula
1o momento
O professor começará conversando sobre o Brasil colonia, quem sabia o que era uma colonia , quem governava, e como se vestiam as pessoas dessa época, depois passará uns trechos do filme Carlota Joaquina, dando ênfase nos modos sociais da época, pedindo para que os alunos na roda de conversa falem o que perceberam sobre o contexto histórico e os modos sociais da época (vestimenta, modos de falar,comida,etc.) após terem assistido ao filme;
2o momento
Serão entregues a cada um, uma folha com 3 perguntas para serem feita com os pais ou os avós. Essa entrevista servirá como instrumento para a construção do texto com eles. As perguntas são: 1) onde ele nasceu e em que ano nasceu ? 2) Que tipo de roupa eles vestiam ou eles viam as pessoas usarem e 3) Como era a educação no seu tempo?
3o momento
Após recolher as entrevistas feitas pelos alunos o professor passará dois videos baixado do Youtube sobre a batalha dos Guararapes e a vinda familia Real ao Brasil pedindo que prestassem atenção nos videos. Com isso, foram feitas observações acerca dos mesmos e o que os alunos acharam de interessante neles, e qual a diferença entre o video e as cenas do filme assistida.
4o momento
Após registrarem no quadro as entrevistas, foi acrescentada as observações sobre o filme e os videos assistidos. Depois foi construido um texto coletivo, a partir das observações dos alunos sobre o que foi assistido e coletado de seus familiares.
Recursos Complementares
O professor começará conversando sobre o Brasil colonia, quem sabia o que era uma colonia , quem governava, e como se vestiam as pessoas dessa época, depois passará uns trechos do filme Carlota Joaquina, dando ênfase nos modos sociais da época, pedindo para que os alunos na roda de conversa falem o que perceberam sobre o contexto histórico e os modos sociais da época (vestimenta, modos de falar,comida,etc.) após terem assistido ao filme;
2o momento
Serão entregues a cada um, uma folha com 3 perguntas para serem feita com os pais ou os avós. Essa entrevista servirá como instrumento para a construção do texto com eles. As perguntas são: 1) onde ele nasceu e em que ano nasceu ? 2) Que tipo de roupa eles vestiam ou eles viam as pessoas usarem e 3) Como era a educação no seu tempo?
3o momento
Após recolher as entrevistas feitas pelos alunos o professor passará dois videos baixado do Youtube sobre a batalha dos Guararapes e a vinda familia Real ao Brasil pedindo que prestassem atenção nos videos. Com isso, foram feitas observações acerca dos mesmos e o que os alunos acharam de interessante neles, e qual a diferença entre o video e as cenas do filme assistida.
4o momento
Após registrarem no quadro as entrevistas, foi acrescentada as observações sobre o filme e os videos assistidos. Depois foi construido um texto coletivo, a partir das observações dos alunos sobre o que foi assistido e coletado de seus familiares.
Recursos Complementares
Textos de apoio - Período colonial, capitanias Herditárias e Os holandeses em Pernambuco e videos baixados do YouTube Vinda da Familia Real ao Brasil e 1a e 2a parte da Batalha dos Guararapes, cenas do Filme: Carlota Joaquina.
Avaliação
A avaliação consistiu desde o processo de envolvimento dos grupo, como a sitematização das entrevistas e das observações sobre os videos e as cenas do filme assistido,depois a apresentação no grande grupo de discussão, e a produção de um texto coletivo .